Tudo sobre Transição capilar

em sexta-feira, 3 de julho de 2020


A transição capilar é processo de crescimento natural do seu cabelo. Esse procedimento não é fácil de ser realizado e por várias vezes você vai pensar em desistir e voltar para a química, porque ver o seu cabelo com duas texturas diferentes pode ser um pouco difícil e você também vai ouvir alguns comentários desagradáveis.

Mas você precisa ser forte e procurar apoio em pessoais próximas ou em grupos de transição capilar, ter paciência para esperar o seu cabelo crescer e usar das últimas técnicas de texturização. 

Procurar conhecer a estrutura capilar do seu fio é importante, quando você conhece o seu cabelo e sabe as necessidades do seu fio, torna-se mais fácil cuidar dele. Existem vários tipos de cabelos, texturas e cores, então não entre na transição achando que o seu cabelo vai ser igual da atriz tal que você viu na novela ou em algum filme.
Porque a sua estrutura capilar pode ou vai nascer diferente de quando você era criança, ou adolescente, pois ela foi afetada por procedimentos químicos. 

- DÚVIDAS SOBRE A TRANSIÇÃO CAPILAR:

Quanto tempo dura a transição? Não existe um tempo X para passar pela transição capilar, tudo vai depender de você. A sua experiência pode durar 3, 6 ou 12 meses e depois você realiza o Big Chop se for o seu desejo. Espera a química sair do seu cabelo por inteiro pode ser um processo demorado, mas tudo vai depender da sua paciência e força de vontade. 

Como lidar com as duas texturasVocê pode investir em texturizações, penteados, tranças e também pode ir cortando o cabelo aos poucos, assim quando menos esperar toda a química já foi embora.

Posso fazer escova/chapinha/babyliss? Sim. Você pode continuar fazendo escova, chapinha e babyliss, mas use com moderação porque a chapinha pode danificar mais o cabelo quimicamente tratado. Cuide bastante dos fios para que eles não fiquem ressecados com o uso de babyliss. 

Meu cabelo está caindo, isso é normal? Sim, em um dia normal perdemos de 80 a 100 fios e durante a transição o cabelo fica com duas texturas e isso acaba deixando a parte quimicamente tratada mais fraca e isso acaba fazendo com que o cabelo quebre e caia com frequência. Se você sentir que a queda está excessiva, procure um médico para investigar se existe alguma doença capilar genética ou psicológica.  

O meu cabelo está demorando demais para crescer. E agora? Hoje em dia o mercado oferece inúmeros produtos para estimular o crescimento, mas tenha em mente que por mês o cabelo cresce de 1 a 1,5 cm. Cuidar da sua alimentação e manter um cronograma capilar pode ajudar no crescimento saudável dos fios. Você precisa saber que existem 3 fases de crescimento do cabelo e chamamos de anágena, catágena e telógena (veja mais informações aqui/ em breve libero mais sobre esse assunto) e o seu cabelo pode está passando por uma dessas fases e por isso demora para crescer (leia a materia disponibilizada para entender mais).

Passa pela transição pode ser mais fácil do que parece, você só precisa ser forte e ter paciência e se em algum momento for da sua vontade desistir, está tudo bem. Ninguém vai te criticar por ter deixado de lado algo que não está de fazendo bem no momento. 

Você já passou pela transição capilar? Se sim, conte a sua experiência aqui nos comentários e passe as suas dicas para quem vai passar por essa etapa agora. Nos comentários vou deixar a minha experiência com a transição capilar e espero que ajude vocês. 

Deixe as suas dúvidas e perguntas nos comentários, vou tentar responder e ajudar de alguma forma. Em breve vou liberar mais conteúdos sobre transição capilar e outros tópicos parecidos

ATENÇÃO: Esse conteúdo foi baseado e inspirado em um post antigo do Blog Nega Louca (o meu blog antigo), confira mais informações aqui.

Um beijo. <3
Thayná Fortunato.

2 comentários:

  1. Está na transição é não se importar com a opinião alheia, é se libertar e conhecer as suas raizes. Durante muito tempo eu fiquei presa nos comentários negativos das outras pessoas, deixava a opinião delas ser mais importante do que as coisas que eu desejava.
    Passei pela transição capilar duas vezes e descobri que não é fácil cuidar do cabelo e que ele não cresce tão rápido, mas a esperança é a última que morre e eu segui firme no meu desejo de ter o cabelo mais natural possível.
    Hoje em dia eu faço relaxamento na minha raiz porque foi a forma que eu encontrei para conseguir cuidar dos meus fios (Tipo 4). Não realizo esse processo todo o mês, faço em um período de 3/4 meses para que o cabelo tenha tempo de respirar e crescer bem. Eu digo e repito a transição é um processo de aceitação e conhecimento e quando você se aceita e conhece as suas necessidades tudo se torna mais fácil.
    Após a minha transição percebi que o meu cabelo respondia melhor com o relaxamento e fui estudar e pesquisar um forma de utilizar a química sem agredir tanto o meu cabelo. E agora durante a quarentena o meu cabelo está crescendo muito e estou com uma vontade louca de fazer o Big chop novamente, rs. Porém a meta para esse ano é deixa o cabelo crescer e adotar um novo estilo, andei pensando em colocar tranças porque eu nunca utilizei tranças no cabelo e adoraria viver experiência.

    Eu adorei contar um pouco da minha experiência na transição capilar aqui nos comentários e vou chamar algumas amigas para contar as histórias delas. Comentem e conte como foi esse momento para vocês.
    Um beijo, Thayná Fortunato.

    ResponderExcluir
  2. Passei pela transição duas vezes. Após platinar o cabelo todo em 2015, e abusar muito de tintas e descolorantes, meu cabelo foi perdendo a textura original, logo depois houve o corte químico. Resolvi cortar meu cabelo Joãozinho e pintar de preto azulado. No início foi complicado, mas segui em frente. Conforme o cabelo crescia eu aparava as pontas, até que me livrei de toda a química. Três anos depois, após resolver ficar loira novamente mas dessa vez só fazendo luzes, me deparei com o mesmo problema. Após o procedimento das luzes meu cabelo ficou elástico, eu passava a mão e os fios caiam com facilidade. Entrei em desespero! Durante 15 dias fiz uma transição capilar mega potente e foi o que ajudou a salvar meu cabelo, mas mesmo assim tive que sacrificar alguns centímetros para dar uma aparência saudável a ele. Foi uma transição bem mais leve e tranquila de reverter.

    ResponderExcluir

@negafortunato