Créditos: We Heart It |
O cronograma capilar foi desenvolvido para repor massa capilar e os nutrientes pedidos ao longo do tempo, por exposição solar, piscina, poluição e uso excessivo de escova e chapinha. É uma programação mensal de cuidado com os fios seguido por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.
A hidratação é recomendada para cabelos secos, sem brilhos, expostos ao sol e danos do dia a dia. O tratamento volte o brilho, o movimento, devolve de água e tem o poder de devolver as vitaminas para os seus fios. Na hora de realizar o processo você pode usar produtos que tenham na composição: vitaminas, frutas, ervas extratos vegetais, açúcar e seus derivados, Pantenol, Glicerina, Silicones e outros.
- Para potencializar as máscaras de farmácia alguns elementos como mel, aloevera (babosa), vitaminas, Bepantol e outros são excelentes potencialização da hidratação.
A nutrição é recomendada para cabelos ressecados, volumosos, cabelos com pontas duplas e sem maciez. Esse tratamento volte a maciez, diminui o volume e deixa o cabelo mais maleável. A nutrição também devolve os lipídeos e o óleo aos fio. A nutrição é a melhor amiga de uma cacheada porque os cabelos cacheados são naturalmente ressecados, pois a oleosidade da raiz não consegui chegar nas pontas.
O tratamento sela as cutículas, deixa o cabelo mais forte e ainda ajuda no combate das pontas duplas. Procure usar produtos à base de óleo vegetais.
- Você também pode acrescentar azeite de oliva, óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de argan e óleo de tutano para potencializar a máscara e deixar o tratamento bem forte.
A reconstrução é recomendada para cabelos danificados, emborrachados e quebradiços devido a uso de química ou descoloração. A reconstrução serve para repor elementos da fibra capilar, promove força e tem ação anti-quebra. Opte sempre por produtos com queratina, colágeno na composição.
- Para potencializar a sua máscara você pode optar por Gilcopan Pet, aminoácidos (arginina, cisteína, lisina), proteína do trigo e hidratação com gelatina sem sabor também ajuda na reconstrução capilar.
Lembre-se o excesso pode causa rigidez e deixa o cabelo opaco, as pontas podem ficar com as aspecto espigado, provoca quebra do fio e o cabelo ficará com aparência de danificado.
Para ter um bom resultado você precisa seguir o cronograma capilar corretamente, tenha em mente que cada cabelo tem uma necessidade e terá uma reação diferente. No teste de porosidade e de elasticidade aprendemos como descobrir a necessidade dos fios.
Existem inúmeras imagens na internet com tabelas indicando o tratamento ideal para cada cabelo (muito danificado, pouco danificado, saudável, no meu blog antigo também indiquei alguns), não é errado fazer uso delas, quando eu era mais nova eu teste e deu certo no meu cabelo. Eu também usava um aplicativo chamado 'Meu Cronograma Capilar' para gerar o cronograma indicado para o meu cabelo. No mês passado baixei o app novamente para criar uma nova programação de cuidados com os meus fios. Em breve trago mais informação sobre esse e outros aplicativos de cronograma.
Você precisa saber que o intervalo de 48 horas deve ser feito de um tratamento para o outro. O uso diário das máscaras pode causa o evite contrario e gerar sérios problemas no couro cabeludo e provocar queda e quebra dos fios. Quando o seu cronograma capilar acaba de uma pausa de um mês para o seu cabelo respirar e veja como ele irá se comporta. Mantenha os cuidados capilares (reduza as hidratações, mas não deixe de fazer), observe o cabelo nesse um mês e veja como ele reagiu aos tratamentos.
Uma dica bem legal é escolher os produtos com bastante calma antes de começar o cronograma, hoje em dia o mercado de cosméticos oferece uma variedade bem grande de produtos para hidratação, nutrição e reconstrução.
O cronograma capilar não é um ritual mágico que vai salvar o seu cabelo da noite pro dia, é um processo e você precisa ter calma durante a programação. O resultado não vem na primeira semana e sim com o tempo, tenha paciência e desista.
O que achou do cronograma capilar? Apostaria nele para salvar o seu cabelo dos danos?
Conte a sua opinião sobre o assunto nos comentários.
Atenciosamente Thayná Fortunato
Nenhum comentário:
Postar um comentário