Prontas para aprender mais sobre testes capilares? O teste de elasticidade é um completo do teste de porosidade. Essa a avaliação rápida dos fios irá determinar qual a necessidade do seu cabelo.
Diferente do teste de porosidade, no teste de elasticidade você precisará apenas separar um fio de cabelo do topo da sua cabeça e segurá-lo, como se estivesse enrolando um fio dental entre os dedos (segui imagens abaixo para ilustração). Depois, puxe levemente e devagar, tenha cuidado. Faça isso de frente para um espelho ou peça ajuda para alguém.
O que é elasticidade capilar? A elasticidade dos fios é a capacidade que o cabelo tem de esticar e voltar ao seu estado natural sem quebrar. Quando o cabelo perde a elasticidade ele quebra com facilidade. Os fios ficam com uma aparência opaca e sem vida. Com a exposição solar, a procedimentos químicos e de coloração podem acabar com o efeito elástico (efeito chiclete) natural dos fios.
Créditos: Bolsa de mulher |
Se o cabelo estica e volta pro estado normal significa que ele está saudável. Basta manter a sua rotina de cuidados capilar porque ela está funcionando.
Se você mal puxou o fio de cabelo e ele se partiu, significa que ele sem força e sem elasticidade e o seu cabelo precisa de uma hidratação. A hidratação vai repor a água, traz o brilho de volta e deixa o cabelo mais macio.
Se o cabelo estica e se mostra resistente, mas acaba se partindo com facilidade, você precisa de nutrição e hidratação para devolver os lipídeos, a oleosidade e repor a água perdida pelo fio.
Se o cabelo estica, mas não volta ao estado normal e se parte depois significa que o cabelo precisa de reconstrução, para repor a massa ao fio.
Gostaram desse teste? Achou esse mais fácil? Me conta nos comentários a sua opinião e fala se você já realizou esse teste em casa antes de criar um cronograma capilar?
Atenciosamente Thayná Fortunato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário