Créditos: Google Imagens |
Existem 12 tipos de curvaturas capilares, elas são dividas em 4 categorias: liso, ondulado, cacheado e crespo. Com essa escala podemos sabendo mais sobre o nível de densidade e espessura do fio.
Nesse post vou falar sobre o tipo 1 também, mas não vou entrar nessa tema porque a proposta é falar sobre a curvatura dos cachos e o cabelo liso não se encaixa muito desse assunto, mas não quero deixar ninguém de fora.
Primeiramente preciso desmistificar o significado das letras na tabela do tipo liso. A letra 'A' significa um cabelo mais fino e ralo. A letra 'B' significa que o cabelo tem densidade média. Letra 'C' significa que o cabelo é pesado e denso. Essas definições não são uma regra geral e pode mudar de acordo com o seu cabelo.
GRAU DE CURVATURA
Lisos - Tipo 1
O cabelo liso contém apenas fios retos, sem curvatura e a oleosidade natural do cabelo consegue percorrer por todo o comprimento do fio. Evitando que o cabelo fique ressecado por falta de oleosidade, aposte em produtos para controlar a oleosidade capilar, dessa forma os seus fios ficaram mais soltinhos.
Créditos: Google Imagens |
1A : É um liso mais fino e ralo.
1B . Esse fio é um pouco mais grossinho e possui uma densidade média.
1C . Um fio grosso e o cabelo é bem denso.
Já para as cacheadas o significado de cada letra pode variar um pouco. A letra 'A' é um cabelo com nível de ondulação mais solta, 'B' é um cabelo com nível de ondulação mais definida e a letra 'C' é um cabelo com cachos menores e super definido.
Ondulados - Tipo 2
Os cabelos ondulados possuem leves curvaturas por toda sua extensão, porém, não chega a formar cachos. Essas ondulações permitem que a oleosidade do cabelo percorra os fios. Para ter um pouco mais de definição aposte em ativadores e modeladores de cachos e para evitar ressecamento das pontas use óleos reparadores.
Créditos: Google Imagens |
2A : Possui pouca definição, os fios têm uma leve ondulação e quase não possui volume. (fino)
2B : Tem uma ondulação bem aberta e os fios são soltinhos. (médio)
2C : As ondas são parecidas com a letra 'S' e os cachos são mais marcantes. (grosso)
Cacheados - Tipo 3
O tipo 3A é representado por cachos mais abertos e com menos volume, um corte em camadas valoriza e ajuda na definição dos cabelos e tira o efeito pirâmide do cabelo, o volume vai ficar concentrado nas pontas. Os cacheados têm curvaturas na forma de espiral, o que impede de a oleosidade do cabelo percorrer os fios naturalmente, deixando o cabelo com um aspecto ressecado, faça hidratações e nutrições com frequência para manter os fios macios e hidratados.
Créditos: Google Imagens |
3A : Os cachos são definidos e levemente volumosos. (fino)
3B : O formato de 'S' é um pouco mais fechado e o fio possui uma boa definição, as pontas costumam ser mais secas e a raiz mais oleosa.(médio)
3C : Nesse fio o 'S' fica bem acentuado e parece com a letra 'Z', pois o cacho fica bem fechadinho. (grosso)
Crespos - Tipo 4
Do crespo ao crespíssimo, esses cachos são mais fechados e possuem pouca definição dos fios. O cabelo crespo é diferente dos cabelos cacheados, tem como característica: porosidade mais elevada, o ressecamento natural, pouca definição e bastante volume (o que é mara para quem curti um black power). Aposte na umectação para manter a oleosidade da raiz até as pontas.
Créditos: Google Imagens |
4A : Os fios apresentam uma grande formação de cachos e mais definição.
4B : Os fios têm formato de 'Z', possui uma boa definição, esse tipo de cabelo é denso.
4C : Possui um fio denso e um cacho super fechado e pequeno. Não apresenta muita definição, são bem volumosos.
E aí ficou mais fácil de entender qual é o seu tipo de cabelo? Comente e compartilhe esse matéria com as suas amigas.
Um beijo e até a próxima.
Thayná Fortunato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário